Primeira edição do RESPIRARTE

Primeira edição do RESPIRARTE
Aconteceu 28 de fevereiro, dragão cósmico, na Embaixada Juruhouse.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Fórum Permanente da População em situação de Rua

Saudações terráqueas irmãos e irmãs...
Hoje pela manhã tive a feliz oportunidade de participar do Fórum Permanente da População em Situação de Rua. Estavam presentes representantes da secretaria de saúde, do ministério do desenvolvimento social e combate a fome, do movimento dos moradores de rua, de órgãos públicos, estudantes e trabalhadores. Numa explanação sobre o cadastro único, um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país, falou-se das transformações necessárias, que ainda tem que ser aprovadas pelo governo federal, para que haja efetivamente a inclusão das famílias que precisam usufruir dos benefícios, uma vez que, da forma como acontece hoje, moradores de rua são impossibilitados de efetuar o cadastro por não poder "preencher" uma questão no formulário que seria justamente "qual o numero de cômodos da residência?", entre outros empecílios, como falta de documentação. (muito importante ser divulgado essa informação do CadÚnico, vocês poderão saber mais no http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/cadastro_unico)
Na questão da saúde mental, ficou esclarecido, pelo menos pra mim, que os governos federal e estadual estão se esforçando para suprir a demanda, implantando unidades de saúde e modificando em alguns parâmetros, tanto a questão primária, que seria o primeiro atendimento, como atenção aquelas pessoas que estão mais de vinte anos internados. Você pode obter maiores informações no site http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=589
O discurso do representante do movimento dos moradores de rua foi bem sucinto, enfatizando a falta de política social para reinserir os moradores de rua na sociedade, além de denúncias de maus tratos pela guarda municipal e atendentes das unidades de saúde.
O que gera desconforto é sair dessa reunião sem respostas concretas. (hahahahaha, que ilusão minha eim!)
Que os governos estão se esforçando por um lado, e de outro simplismente abstém-se do compromisso maior de cumprimento da constituição federal brasileira.

Perspectivas à parte, tanto no sentido de receio, como de previsão, disponho-me participar das próximas reuniões do fórum e debater sobre tais assuntos tão importantes para o desenvolvimento da sociedade, dos cidadãos e claro, da minha pessoa, que vos escreve com certa indignação, e um fundo de esperança.
Juntos vamos à luta! Lutemos meus amigos, por um mundo melhor! Para TODOS!
Gratidão.

Nenhum comentário: